Como se organizar para participar do 8m?
Como se organizar para participar do 8m?

Bom, para meninas e mulheres que têm dúvidas do que fazer para os tradicionais eventos feministas de 8 de março, aqui vão minhas dicas — de uma mulher que luta por outras mulheres há quase 8 anos, diariamente.

Antes do 8M

SE ORGANIZE NA SUA FACULDADE OU ESCOLA, OU PROCURE UMA COLETIVA FEMINISTA QUE VOCÊ CONFIE.
Eu ainda estou na faculdade, então, toda semana do 8M, eu e minhas amigas de coletivos, nos organizamos e montamos palestras sobre a história das mulheres e pintamos cartazes para colocar na faculdade. Se você ainda estiver na escola, peça seus professores para passar em cada sala convocando outras meninas e mulheres para protestarem no 8M. Você pode mandar este texto para elas, por exemplo. Na faculdade, você pode propor rodas de conversa sobre a temática das mulheres passando por raça, classe e gênero. Você não precisa esperar o DCE da sua universidade se manifestar pelo dia das mulheres — monte você mesma, palestras e rodas de conversas com outras mulheres para debaterem assuntos importantes dentro da nossa luta feminista. Comece agora mesmo.

FAÇA CARTAZES E COLE PELAS RUAS E LEVE NO DIA DAS MANIFESTAÇÕES
Em todo 8M, sempre faço cartazes usando tintas chamativas e letras grandes para que as pessoas consigam lê-los. É IMPORTANTE protestar com cartazes, porque você pode postar uma foto depois com ele e divulgar ideias feministas. No dia do ato, como vai estar muito barulho, talvez o que você grite não dê para todas as pessoas ouvirem — mas se tiver um cartaz nas mãos, seus pensamentos e dizeres alcançarão mais pessoas.

Como tinta e papel, se em grandes quantidades, nem sempre saem baratas, você pode dividir o valor com todo o seu grupo ou coletiva feminista de forma que fique mais acessível.

IMPRIMA POSTÊRES LAMBE-LAMBE
Os lambes são papéis de tamanho diversos que podem ser menores que um cartaz mas que também geram um grande alcance. Geralmente, se forem coloridos chamam mais atenção, mas como tinta colorida pesa no preço, você pode imprimir em preto e branco em um papel colorido que também fica legal. Depois, é só colar nos lugares ou montar placas para levar no dia da manifestação. A QG Feminista disponibilizou vários modelos de lambes para serem impressos com vários dizeres importantes dentro da luta feminista, que você acessa aqui.

Lembre-se que é proibido colar qualquer tipo de material em monumentos e prédios tombados.

O que escrever nos cartazes ou lambes?

Aqui estão algumas dicas de frases:

  • O FEMINISMO TEM QUE SER ANTICAPITALISTA
  • O FEMINISMO TEM QUE SER ANTIRRACISTA
  • O FEMINISMO TEM QUE SER ANTIPEDOFILIA
  • O FEMINISMO TEM QUE SER ANTIPORNOGRAFIA
  • O FEMINISMO TEM QUE LUTAR CONTRA A PROSTITUIÇÃO
  • O FEMINISMO DEVE LUTAR PELO FIM DA CULTURA DO ESTUPRO
  • FALAR DE NOSSA BIOLOGIA ENQUANTO MULHERES NÃO É TRANSFOBIA
  • O FEMINISMO TEM QUE SER INTERNACIONALISTA
  • O FEMINISMO TEM QUE APOIAR MÃES

Esses são só alguns exemplos do que você dizer em um cartaz ou lambe para o 8M, e para a vida, né?

No dia do evento:

PROCURE O COLETIVO QUE VOCÊ FAÇA PARTE OU PROCURE ALGUM COLETIVO PRÓXIMO DE ONDE MORA
É muito importante que as s mulheres estejam organizadas e em grupos nas manifestações. Infelizmente, vivemos num governo fascista e não podemos esperar compaixão e respeito de nossos governantes: sair sozinha para manifestar pode ser perigoso. Portanto, entre em contato com o grupo feminista local (nem precisa fazer parte do coletivo) mas é de suma importância que mulheres não andem sozinhas em protestos, primeiro, pela sua própria segurança e segundo, porque o movimento feminista tem que ser do grupo e não individual. Juntas somos mais fortes.

ANDE JUNTO COM OUTRAS MULHERES
Todo lugar é perigoso para as mulheres e não podemos esperar respeito dos homens porque eles não têm e não ligam. Andem em grupo de mulheres, sempre. Marquem de se encontrar antes e vão juntas — nunca se sabe o que um Estado fascista nos reserva num dia de manifestação da mulheres, né? Vai que jogam bomba e começam a descer o cacet*? Temos que estar preparadas e juntas.

USE BOTTONS
Sabe aqueles broches que vende nas feirinhas bem baratinhos com os dizeres ‘mulheres contra o fascismo’’, ‘’a América latina vai ser toda feminista’’, então, acredito que muitas mulheres devem ter um desses em casa, se não tiver, geralmente, alguns coletivos feministas vendem na hora do ato com preços acessíveis. Eu sempre uso meus bottons, porque ele é visual, então as pessoas podem olhar e entender o que eu tô pensando, sem precisar que eu fale ou escreva.

Lembrando, que existem mulheres cegas, portanto, devemos criar outros meios de comunicação com essas mulheres para além do visual…. e também, temos mulheres que não são alfabetizadas, por isso, não conseguirão ler o que está nos cartazes. Sendo assim, cabe a nós feministas, criarmos outras formas de alcance do nosso pensamento que não seja só visual ou letrada.

USE BLUSAS COM DIZERES FEMINISTAS
Tudo bem que eu não uma aficcionada por usar artefatos comercializados feministas por causa do fenômeno GIRL POWER, mas dentro de um contexto de manifestação acho válido usarmos aquelas blusas que compramos em feiras ou ganhamos em palestras que diz ‘’sejamos todas feministas etc’’. No dia da manifestação, o visual conta, porque como sai nos grandes jornais, para o ouvinte ou telespectador que está em casa, ver os dizeres em blusas e cartazes tem um alcance maior, do que escutarem tudo que estamos dizendo na hora do ato. Eu sempre uso minha blusa da Rosa Luxemburgo no 8M. Caso não tenha blusas, não tem problema nenhum, você pode (leia a dica abaixo)

PINTAR O ROSTO
Eu sempre vejo muitas mulheres pintando o símbolo do feminismo no rosto no dia das manifestações e é bastante legal também.

LEVE ÁGUA E MANTIMENTOS E USE FILTRO SOLAR
Sim, no dia da manifestação costumamos andar muito e sempre fica muito cheio, o que dificulta o acesso a água e aos banheiros. Portanto, leve uma mochila pequena que caiba uma água — se no dia estiver muito quente passe protetor solar, leve um chapéu etc. COMA antes de sair para você não desmaiar no meio do protesto. Se cuida!

No mais é isso. Muita luta pra gente, nesse e nos próximos 8m!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui