Sexualizar o corpo de meninas é uma das intenções do patriarcado

Saiu uma reportagem há uns dias, sobre a atriz adolescente, Mel Maia, que tem 15 anos de idade. A notícia como você pode ver – aqui a baixo, afirmava que Mel Maia foi elogiada por muitos fãs, após postar uma foto de biquini em seu instagram.

Além do fato de que na reportagem colocaram a foto de uma menina de 15 anos, enfatizando o fato dela estar de biquini fio-dental, uma das coisas que mais me chocou, é isso, virar notícia.

Eu não vejo sair em sites de «notícias» – reportagens focadas sobre os corpos de homens famosos, de sunga.

Agora, quando mulheres e meninas postam fotos em suas redes sociais (quando são famosas) – viram notícia. Isso mesmo, cria-se uma matéria toda envolta da foto de uma menina de 15 anos, de biquíni, em seu instagram.

Você pode me dizer que cada um posta o que quer do corpo e que não tem nada de errado nisso.

Eu te respondo que, independente de mulheres e meninas serem famosas ou não, postar fotos dos nossos corpos a mostra, nos faz sermos ainda mais objetificadas e sexualizadas. O fato, é que, quando se é uma pessoa anônima, os homens só olham, printam e batem punheta depois.

Agora, quando se é uma pessoa pública, como no caso da Mel Maia, além de virar notícia, a atriz tem que ler inúmeros comentários maliciosos, pedófilos e nojentos.

(deixo claro que não culpo a Mel Maia «meu texto é sobre o quanto ela é vítima como todas nós somos, dessa cultura misógina» – e só enfatizo, que, devido a nossa cultura patriarcal e do estupro – ao postarmos fotos nossas de biquíni, ou com roupas mais «curtas», somos ainda mais objetificadas).

Qual a necessidade e motivo de fazer uma reportagem dizendo que uma menina – isso mesmo menina e não, mulher – postou uma foto de fio dental em sua rede social? Além do óbvio motivo de querer nossa objetificação e sexualização.

Muita das pessoas que olharam para a foto, não pensaram que ali estava uma menina de 15 anos, e chamaram ela de «mulherão».

«Mas ela postou a foto porque quis» , você pode me dizer. E eu te respondo que isso não é motivo pra ela ser mencionada em reportagens e comentários maldosos e pedófilos.

Meninas de 15 anos não são mulheres. Meninas de 15 anos são meninas. Deixando claro que é a culpa é de quem objetifica e sexualiza nossos corpos e não das meninas e mulheres possuidoras desses corpos.

A mídia, assim como toda nossa sociedade, gira em torno do falocentrismo e misoginia. Por isso, é considerado bom e até mesmo chamativo, postar foto de meninas e mulheres seminuas em reportagens para angariar mais views e likes.

Sexualizar meninas é uma das intenções do patriarcado e da indústria pornográfica. E minha função, como feminista, é, proteger ao máximo essas meninas e demonstrar o que a cultura do estupro e da pedofilia, tem feito com as mulheres e meninas o tempo todo: objetificar, sexualizar, vender, estuprar, matar.

Eu imploro, pelo amor da deusa, deixem nossas meninas e mulheres em paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *