um pop quiz para mulheres brancas
um pop quiz para mulheres brancas

Esse quiz é para mulheres brancas que pensam que as mulheres negras devem ser mais legais com elas em conversas sobre raça.

Verdadeiro ou Falso: a opressão sexual é bem pior do que a opressão racial.

Verdadeiro ou Falso: estou ciente de que as mulheres negras experimentam ambos, mas as feministas devem ficar unidas e se concentrar em lutar contra o machismo, em vez de se distrair com o que nos separa.

Verdadeiro ou Falso: racismo é principalmente sobre desrespeito pessoal e sentimentos feridos, e não uma forma sistemática de opressão.

Verdadeiro ou Falso: estou ciente de que as mulheres brancas se beneficiaram diretamente da escravidão americana e que as mulheres negras escravizadas eram estupradas rotineiramente por homens brancos, mas isso aconteceu há muito tempo e não tem influência em nossas vidas hoje.

Verdadeiro ou Falso: estou ciente de que o trabalho de baixa remuneração das mulheres negras como empregadas domésticas e babás, tornou possível que as mulheres brancas entrassem na força de trabalho em números recorde décadas atrás, mas somos aliadas naturais na luta pela igualdade hoje.

Verdadeiro ou Falso: sou beneficiária da supremacia branca, mas estou cansada de mulheres negras falando sobre raça em tudo. Eu acho que elas apenas procuram coisas para se sentirem ofendidas.


Não conheço as origens históricas da branquitude, mas estou qualificada para dizer o que as mulheres negras precisam fazer e estou bem informada sobre as experiências vividas pelas mulheres negras porque:

1. Eu sei sobre o machismo.

2. Eu sou uma boa pessoa.

3. Eu sou uma aliada anti-racista.

4. Eu tenho cabelos encaracolados e difíceis de controlar.

5. Minha melhor amiga na graduação era negra.


Verdadeiro ou Falso: quando as mulheres negras me dizem que eu tenho privilégios de raça, isso é tão ruim quanto um branco chamar um negro com a palavra que começa com ‘n’.(1)

Verdadeiro ou Falso: quando se trata de relações raciais, ambos os lados são igualmente culpados pelo racismo porque não conheço a diferença entre racismo e preconceito racial.

Verdadeiro ou Falso: eu sou uma das milhões de mulheres brancas que dizem merda ignorante e racista às mulheres negras todos os dias, e num dia qualquer, eu posso ser uma das várias pessoas brancas que tiram pessoas negras do sério com minha ignorância.

Verdadeiro ou Falso: as mulheres negras devem ser mais agradáveis quando tentarem levar as pessoas a apoiar sua causa.

Verdadeiro ou Falso: as mulheres negras devem estar dispostas a me educar e a outras mulheres brancas, incansavelmente, de graça, em vez de esperar que nos eduquemos.

Verdadeiro ou Falso: se as mulheres negras me educam calma e pacientemente com citações, links e estudos especializados mostrando que o que eu disse era ignorante e racista, eu ainda não acredito nelas.

Verdadeiro ou Falso: eu fui vítima do bullying on-line por mulheres negras depois de tentar silenciá-las citando seletivamente Martin Luther King, Jr.

Verdadeiro ou Falso: eu me sinto insultada e ofendida quando as mulheres negras me dizem para adotar uma postura de escuta e aprendizagem nas conversas sobre supremacia branca, porque, desde o momento em que nasci, me ensinaram que eu mereço ser ratificada, priorizada e estar no comando.

Verdadeiro ou Falso: estou mais chateada com as mulheres negras me dizendo que minhas palavras e comportamentos são racistas do que pelo fato de estar sendo racista.

Verdadeiro ou Falso: meus sentimentos são mais importantes que a dor das mulheres negras.

Verdadeiro ou Falso: quando choro lágrimas de mulher branca porque as mulheres negras não são agradáveis comigo, estou ciente de que estas são lágrimas históricas, que minhas lágrimas alimentaram o terror racial e o assassinato de negros na América há centenas e centenas de anos.


Estou cansada de ouvir as seguintes palavras:

1. Interseccionalidade

2. Feminismo branco

3. Misogynoir (2)

4. Fragilidade branca

5. Becky (3)


Verdadeiro ou Falso: diariamente debato com homens sobre minha humanidade e experiências vividas como mulher em uma sociedade sexista.

Verdadeiro ou Falso: toda vez que esses homens negam seu comportamento inegavelmente misógino, eu ensino para eles, de graça, em tons suaves, quando eles me dizem que eu só estou procurando por razões para me ofender.

Verdadeiro ou Falso: quando as mulheres pedem direito, os homens abrem mão alegremente do privilégio masculino.


Estou bem qualificada para direcionar conversas sobre raça porque:

1. Ao contrário das mulheres negras, sou capaz de ser justa, objetiva e racional sobre raça.

2. Eu me importo profundamente com questões de justiça social.

3. Eu tenho uma licenciatura em estudos femininos.

4. Meu pai disse que um de nossos antepassados estava no Trail of Tears. (4)


Verdadeiro ou Falso: eu sou ao mesmo tempo oprimida e opressora.

Verdadeiro ou Falso: eu odeio este questionário.

Verdadeiro ou Falso: eu odeio mulheres negras. Bem, quero dizer, nem todas as mulheres negras. Apenas as raivosas.


Notas da tradução

(1) A palavra ‘nigger’ ou ‘the n-word’ é uma forma ofensiva de brancos se dirigirem a negros nos EUA.

(2) Misoginia direcionada às mulheres negras, onde raça e sexo interseccionam no preconceito.

(3) Termo para sexo oral em homens e também, segundo o Urban Dictionary, uma referência ao “estereótipo de que as mulheres caucasianas são um pouco mais liberais sexualmente “. Recentemente o termo voltou à tona por aparecer na letra da música Lemonade de Beyoncé.

(4) The Trail of Tears foi uma série de remoções forçadas pelos brancos às nações americanas nativas, de suas terras ancestrais no sudeste dos Estados Unidos até uma área no oeste do rio Mississipi. Entre 2.000 a 6.000 Cherokees — dos 16.543 que foram “relocados” — morreram ao longo do caminho de doença e fome.


Tradução texto de Deesha Philyaw

Link para o texto original https://brevitymag.com/nonfiction/a-pop-quiz-race/

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.