Olá mulheres
Essa é uma mensagem de despedida, reconhecimento e agradecimento. Em outubro de 2023, depois de seis anos, a QG Feminista finaliza suas atividades e não dava pra dizer adeus sem contar como fomos muito além do que sonhávamos.
Consideramos que nossa missão foi cumprida com honra: espalhamos pensamento feminista pelos quatro cantos da internet, fomentamos debates, surgimento de coletivas e grupos de estudo, formações políticas, criamos e mantivemos nossa revista, site, podcast, zines, entre muitos outros conteúdos. Nosso material circulou na mídia, pesquisas acadêmicas e até em uma exposição sobre feminismo no MASP!
Esse projeto só existiu, em primeiro lugar, porque existiram mulheres realizando seus projetos antes de nós que nos apresentaram às obras, às autoras, e a outras mulheres. Entre tantas, agradecemos ao Feminismo Radical Didático; Matintas, Garra Feminista e Manas Chicas; e blogs como a Arquivista Radical, RadFemInfo, e muitos outros. E a QG Feminista só foi possível graças à colaboração aguerrida, ativista e autônoma de dezenas de mulheres que por aqui passaram e agora seguem seu caminho, seja em projetos pessoais, novas coletivas, pesquisa acadêmica ou nada disso. Todas foram fundamentais.
Não é irrelevante dizer que muitas de nós nunca se conheceram presencialmente, apesar de se conhecerem profundamente. Entre nós, conseguimos algo que parecia vindo de uma utopia: uma parceria de seis anos de trabalho, permeada por afeto e pelo esforço genuíno de uma ética feminista. Entre conquistas e obstáculos, aprendemos juntas como nos organizar politicamente, enquanto mulheres, com outras mulheres.
Aproveitamos o melhor da internet no intuito genuíno de entender, discutir e se aprofundar nas ideias sobre feminismo, sobre o que o movimento representa e o que queríamos fazer dele. Nesse sentido, formamos uma rede. Criamos espaço para o debate e para a construção de laços. Nos despedimos, portanto, cheias de gratidão e orgulho por tudo que fomos, somos e seremos: feministas radicais, incansáveis na luta pela libertação das correntes de todas as mulheres.
Sabemos da importância que a QG Feminista teve (e tem) para a divulgação de conteúdo verdadeiramente feminista, e tudo o que já produzimos ficará disponibilizado em todas as plataformas pelas quais estivemos.
Obrigada a todas as mulheres que por aqui passaram e um agradecimento especial a você, leitora, que está chegando agora ou nos acompanha há tanto tempo, pela confiança que sempre depositou em todas nós. As sementes foram lançadas.
Vamos juntas!
QG Feminista