O Dia Internacional da Mulher (DIM) tornou-se um evento corporativo que reflete a ideologia atual do “feminismo corporativo”.

Este ano, seu tema é #BalanceforBetter. Os organizadores anônimos de eventos do DIM afirmam que o “equilíbrio” não é uma questão feminina, é uma questão de negócios e, portanto, seus “principais eventos são respaldados por patrocínio corporativo e/ou governamental significativo“.

Patrocinadores incluem Amazon, Rio Tinto, McDonald’s, Vodafone e uma série de outros barões salteadores. 
Para combater a “falsa” história e a ideologia capitalista, devemos lembrar as mulheres e homens do movimento trabalhista e em outros lugares das inspiradoras origens feministas socialistas do DIM, para que ele possa inspirar o renascimento de um movimento feminista socialista enraizado em uma compreensão de a base de classe da desigualdade das mulheres.

O pseudo-feminismo do capitalismo corporativo deve ser exposto pelo que é.

O DIM foi fundado por mulheres socialistas, em particular Clara Zetkin, uma comunista, no início do século passado, para destacar e celebrar a luta das mulheres trabalhadoras contra a opressão e a dupla exploração: ambas prevalecendo inabaláveis no século XXI.

Isso não é apenas uma farsa, mas é também uma reversão vergonhosa incorporada de nosso passado e presente feminista socialista.
Reconhecer isso agora é mais urgente do que nunca. Na Grã-Bretanha, testemunhamos a persistência da disparidade salarial entre homens e mulheres, a crescente feminização da pobreza, o fechamento dos espaços seguros das mulheres e um ataque insidioso à própria noção de direitos das mulheres em favor da ideologia da política de identidade – um exemplo primordial de falsa consciência .

É por isso que o Partido Comunista da Grã-Bretanha renovou sua política para levar em conta as repercussões práticas do atual enfraquecimento ideológico dos direitos das mulheres.

Política comunista

Em seu recente Congresso, o Partido Comunista reafirmou seu compromisso com a emancipação das mulheres.

Sozinho no movimento trabalhista britânico, o Partido Comunista tem uma política sobre as mulheres que entende que a base da opressão das mulheres é a exploração de classe.
Isso se baseia em um entendimento marxista que explica que as mulheres são super-exploradas como trabalhadoras porque são oprimidas como mulheres – duplamente se forem negras.

O sexo biológico das mulheres, reforçado por estereótipos de gênero, significa que as mulheres enfrentam um duplo fardo por causa da contradição entre seus papéis duplos: como trabalhadores na produção social e em sua posição na esfera privada da reprodução doméstica.

As responsabilidades conflitantes impostas pelo duplo fardo da vida profissional e familiar são responsáveis pela super-exploração das mulheres.

Os comunistas se opõem a todas as formas de discriminação, mas reconhecem que a discriminação não é o mesmo que a opressão. Isso ocorre porque a opressão, ao contrário da discriminação, está materialmente ligada ao processo de exploração de classe ao pagar às mulheres muito menos que os homens, servindo assim ao lucro do capitalismo.

A opressão também opera no nível “superestrutural” através de ideologias opressivas que servem para manter o domínio de classe ao dividir os explorados.

As ideologias opressivas do sexismo e do racismo são o meio mais importante de manter as relações de classe que sustentam a exploração de classe e, como tal, a opressão é uma função da sociedade de classes, além de ser um produto dela.

O fato de os comunistas enfatizarem o significado da opressão não minimiza a importância que atribuímos ao combate à discriminação.

No entanto, enquanto entendemos a necessidade imperativa de desafiar todas as formas de discriminação, acreditamos que isso não deve colidir ou impedir a luta das mulheres – metade da população – para acabar com a opressão.

Nós, portanto, nos opomos a uma forma de política de identidade que procura fraturar e minar a mobilização das mulheres e, ao mesmo tempo, contestar de maneira maligna a teoria e a prática feminista socialista.

A política de identidade pós-moderna, centrada nos direitos individuais, viu os direitos coletivos das mulheres sendo minados e ameaçados.

O presente debate em torno da auto-identificação confunde “sexo” e “gênero” e não entende que desafiar a discriminação específica enfrentada pelas pessoas trans não é prejudicado pela resistência à opressão secular das mulheres como um sexo biológico.

Para as mulheres, o resultado é que seus direitos coletivos como um grupo estão atualmente sendo minados por meio de armamento de uma política de identidade pós-moderna, focada exclusivamente nos direitos dos indivíduos.

Os comunistas reconhecem que os direitos e proteções das mulheres, disputados e conquistados através de batalhas nos últimos dois séculos, estão agora enfrentando sérios ataques ideológicos continuados.

Isso tem sido o resultado do crescimento e ascensão do neoliberalismo e seu ataque ideológico à identidade coletiva e à luta de classes unificada.

Estamos, portanto, comprometidos em defender os direitos existentes, bem como as campanhas para ampliá-los.

Isso implica, no mínimo, manter espaços reservados e separados e serviços distintos para proteger as mulheres da violência e do abuso, bem como defender e promover os direitos e proteções sexuais de mulheres e meninas.

Estamos empenhados em garantir que os nossos membros compreendam claramente a distinção entre sexo e gênero e a relação entre opressão e exploração na Grã-Bretanha e em todo o mundo.

Marx e Engels escreveram em A Ideologia Alema que as idéias dominantes em qualquer sociedade são as da classe dominante.

A identidade própria, como um construto ideológico, tornou-se exatamente isso: uma ideologia dominante e, portanto, sua teoria e prática permearam profundamente a sociedade civil, incluindo o movimento operário.

Essa ideologia agora se coloca na prática como uma política igualitária. Surpreendentemente, ela é defendida por um governo Conservador cuja política de austeridade não fez absolutamente nada para progredir na agenda da igualdade entre mulheres e negros.

Lamentamos que muitos setores do movimento trabalhista pareçam não reconhecer a falácia do pseudo-igualitarismo conservador.

A ideologia da auto-identidade serve não só para impedir a luta pelos direitos das mulheres, mas também prejudica uma compreensão de classe da natureza do capitalismo e a necessidade de unidade na luta.

Como comunistas, garantiremos que essa análise seja respeitosamente discutida no movimento trabalhista, na esperança de que políticas inúteis sejam revertidas.

Os comunistas reconhecem que a opressão das mulheres e das pessoas de cor é fundamental para a sociedade de classes e que a luta para superar isso não é apenas central para a luta de classes, mas crucial para seu sucesso.

O caminho para o socialismo será inatingível sem uma compreensão da ligação entre a opressão das mulheres e a exploração de classe.


MARY DAVIS explica a compreensão do Partido Comunista da Grã-Bretanha sobre a diferença entre opressão e discriminação e por que se opõe ao surgimento de políticas de identidades individualistas como prejudiciais ao movimento das mulheres.

Tradução de Carlota Philippsen