women

Começar um grupo de mulheres é um ato revolucionário!

Em 2022, precisamos mais do que nunca de ação coletiva e essas notas foram escritas para ajudar as mulheres que querem fazer exatamente isso. O grupo de mulheres é a unidade organizadora essencial da libertação e resistência das mulheres.

Grupos de conscientização foram desenvolvidos pelas feministas da Segunda Onda como uma forma de trabalhar em conjunto, aprendendo com nossa experiência como mulheres no desenvolvimento de nossa análise política e, principalmente, para agirmos juntas. Faça disso sua resolução de ano novo. Ou… Vamos lá, manas!

Muitas mulheres podem compartilhar ideias feministas, mas é só agindo que construímos um movimento…”
— LYNN ALDERSON

O que é Alavancamento da Conscientização Feminina?

Alavancamento da Conscientização Feminina (ACF) é uma maneira das mulheres conversarem umas com as outras, compartilhando nossas próprias experiências de sermos criadas como meninas e mulheres em nossa sociedade, onde as mulheres são desvalorizadas e estão sob grande pressão. Não é terapia, embora possa ser muito útil falar sobre algumas das coisas que achamos difíceis na vida com outras pessoas que compartilham dessas experiências, mas é diferente porque observamos as maneiras pelas quais nossas experiências não são apenas individuais, únicas para nós mesmas, mas comuns a muitas mulheres, e parte do que nos torna mulheres. Os grupos de mulheres também são a ferramenta básica de organização da ação feminista, ou movimentos de libertação das mulheres, e unir as mulheres para entender nossa opressão mais profundamente e resistir a ela leva à ação e à luta por justiça para todas as mulheres. Muitas mulheres podem compartilhar ideias feministas, mas é apenas pela ação que construímos um movimento e a ACF é, antes de tudo, compartilhar nossa compreensão da opressão e trabalhar juntas para acabar com ela. Evoluída durante a Segunda Onda do feminismo na década de 1970, continua sendo uma forma simples de estruturar a discussão em grupo, usar nossa experiência como base para fazer a teoria política do feminismo e construir a solidariedade e a força que nos permite agir juntas.

Fazer ACF significa explorar o que é a verdade de nossas vidas e nossas experiências, em vez do que devemos pensar e sentir sobre nossas vidas. É uma forma de expor os mitos e mentiras e trazer à tona o que é a realidade. Por exemplo, durante os anos 70, as mulheres exploraram suas experiências de violência masculina. Anteriormente, era amplamente aceito socialmente que a violência masculina era sobre homens maus, individualmente, ou alguns homens se comportando mal, e até mesmo que era causado por mulheres que os provocavam ou pediam por isso — de alguma forma, nossa culpa. Mas quando nós, mulheres, compartilhamos nossas experiências, ficou óbvio que não era uma coisa excepcional, mas funcionava como uma forma de os homens imporem controle — todas as mulheres estavam cientes do risco e muitas vezes intimidadas ou com medo de fazer as coisas. Começamos a ver como funcionava em todas as nossas vidas, quer tivéssemos sido vítimas ou não. E isso mudou tudo, desde a maneira como entendíamos o que estava acontecendo conosco, até o que fizemos a respeito. Essa percepção, que era sobre poder, não sobre um tipo de “psicologia anormal”, ou o estranho homem “mau”, é agora amplamente aceita, feministas tendo lutado pelo reconhecimento da verdade para as mulheres. Essa verdade (e outras) continua sendo redescoberta pelas mulheres, e as mais recentes manifestações e explosões de raiva em torno da violência masculina contra a mulher mostram que ela está longe de terminar, apesar dos muitos anos nos quais as feministas vêm trabalhando nessa questão. As ações feministas que surgiram durante a Segunda Onda do feminismo, desde as manifestações do Reclaim the Night até o treinamento de agências governamentais, no entanto, levaram à criação de refúgios e serviços para (e muitas vezes por) mulheres que haviam sido abusadas, um reconhecimento muito mais amplo das questões de governo e instituições, e muitas mudanças de políticas e mudança legislativa.

ACF também é uma forma de construir redes de amizade e apoio mútuo entre mulheres que podem querer trabalhar juntas, se envolver em protestos políticos ou formar um projeto que elas acham que precisa ser feito e descobrir a melhor forma de abordar os problemas coletivamente. E isso é muito importante, e muito mais agora, quando as mulheres estão sendo tão atacadas nas mídias sociais e se sentem sob grande pressão para ser tudo, desde um objeto sexual glamoroso a uma boa mãe e trabalhar fora e dentro de casa, mas que muitas vezes são muito isoladas. A união constrói a força individual e coletiva.

Também pode ser muito divertido — às vezes você tem que rir mesmo quando estamos abordando coisas sérias e difíceis. Aprendemos juntas ouvindo umas às outras e refletindo porque somente as mulheres podem entender e falar pelas mulheres e a organização feminista é fazer com que nossas vozes sejam ouvidas. Somos muito mais fortes juntas, tanto na defesa de nós mesmas quanto de outras mulheres.

Regras básicas

Uma reunião de grupo geralmente começa com uma rápida volta ao círculo de mulheres para falar um pouco sobre como elas estão, ou para se apresentar brevemente, se nem todas já se conhecerem antes. Reunir-se em espaços informais e privados, como apartamentos, casas, o que for, é o melhor, se possível. Você não precisa se sentar em círculo, mas tente se certificar de que tem uma maneira de contornar todo o grupo e que ninguém está sentada, por exemplo, à cabeceira de uma mesa, pois este é um processo em que todas as mulheres são participantes iguais, mesmo que uma ou duas tenham assumido as tarefas de organização. Você então vai para o tópico principal. Geralmente, isso teria sido escolhido com antecedência, para dar a todas a chance de pensar sobre isso e talvez ler algo sobre o assunto. Há então a chance de dar a volta a todas, pedindo a todas que demorem aproximadamente o mesmo tempo — cronometrando cada uma, se necessário, pois algumas mulheres acham muito mais fácil falar sobre si mesmas do que outras. Mas o princípio é que toda mulher tem uma contribuição válida a dar, deixe espaço para cada uma, mesmo que ela não comece imediatamente, não se intrometa. Se uma mulher quiser passar o tempo de fala delas, dê a ela a oportunidade de falar novamente mais tarde. Você tenta falar de sua própria experiência e sentimentos sobre o assunto.

1. Confidencialidade

Isso é muito importante, pois para que todo o processo funcione, você precisa construir confiança umas com as outras. Portanto, deixe explícito que ninguém é livre para repetir o que qualquer mulher disse fora do grupo.

2. Honestidade

Sendo o mais honesto possível uma com a outra. Isso deve ficar mais fácil à medida que o grupo se conhece melhor. Isso não significa que você tem que falar sobre a pior coisa que já aconteceu com você na primeira reunião. Você decide o que é apropriado para você. Mas você dá a melhor e mais atenciosa contribuição possível.

3. Ouvindo

Isso é ouvir ativamente, não ficar sentada pensando no que você vai dizer quando chegar a sua vez, mas realmente ouvir o que a outra mulher está dizendo. Às vezes as mulheres não estão acostumadas a falar de si mesmas ou serem ouvidas, apenas ouvir de verdade, prestar atenção com respeito pode ser importante. Você está ouvindo as semelhanças e diferenças e não fazendo suposições de que somos todas iguais ou tivemos as mesmas experiências ou pensamos nelas da mesma maneira. Podemos aprender tanto com nossas diferenças quanto com o que compartilhamos.

4. Sem interrupções ou perguntas

Deixe cada mulher falar. Vá para a próxima. Parte desse processo coletivo é que qualquer que seja a resposta que você tenha para cada mulher, quando você ouviu todas, sua perspectiva tende a mudar e se torna mais possível ver o quadro político maior.

5. Discussão geral

Quando cada mulher tiver tido a sua vez, você pode abrir uma discussão mais geral. Mais uma vez, tente não deixar que uma ou duas dominem, assuma a responsabilidade de deixar espaço para outras mulheres contribuírem, mas isso é muito mais informal e deve ser um espaço onde todas possam explorar o que ouviram e as conclusões daí decorrentes. Você pode decidir que deseja dar mais sessões ao mesmo tópico. Ou ir embora e ler alguma coisa. Ou você pode querer ter discussões sobre onde você vai a partir dali e o que vocês podem fazer juntas. Trabalhar juntas em algo prático ou em um projeto ou até mesmo fazer uma demonstração juntas pode realmente construir solidariedade e respeito.

6. Apenas mulheres

Este processo é baseado em mulheres aprendendo sobre nossas vidas como meninas e mulheres, experiências que só nós temos. Há também um efeito indefinível de estar e trabalhar em um ambiente só para mulheres que pode ser muito radical. Você começa a ver outras mulheres e a si mesma de uma maneira diferente. Podemos prosperar quando não se espera que representemos as relações tradicionais de poder entre homens e mulheres. Pode ser realmente diferente e transformador se você não tiver essa experiência — e uma das razões pelas quais as mulheres sempre tiveram que lutar pelo direito de se encontrar e se organizar como mulheres. Tem grande potencial radical.

7. Compromisso

Pode demorar um pouco para construir algo que pareça confiável e um espaço onde você possa ser honesta e compartilhar livremente seus pensamentos. Também pode haver conflito às vezes, seria notável se não. Então, o compromisso é continuar tentando e lidar com as diferenças com respeito, sendo paciente e atenciosa e, novamente, realmente ouvindo. Muitas mulheres também estão fundamentalmente irritadas e frustradas com a injustiça e as pressões de viver em uma sociedade opressora — que impacta todos os dias — todas nós somos prejudicadas por viver no patriarcado. A melhor coisa a fazer com a raiva é usá-la como combustível para a ação.

Planeje suas reuniões com bastante antecedência e tente se comprometer a comparecer a todas, se possível. Isso também é valorizar o que vocês estão fazendo juntas como mulheres, dando alguma importância na sua vida, algo que você precisa, quer, tem direito, mas que não vai acontecer se você não se comprometer a fazer acontecer.

E, essencialmente, esteja comprometida em desafiar o sexismo, o racismo, a classe, os sentimentos anti-lésbicos, todas as muitas maneiras pelas quais as mulheres experimentam a opressão, à medida que surgem, quer você tenha ou não essas mulheres em seu grupo. Compreender nossas vidas como mulheres e se comprometer com a mudança significa dar o devido peso à libertação de todas as mulheres e tentar entender as diferentes maneiras pelas quais as mulheres são oprimidas.

8. Fechando o Grupo

Se você tem mulheres suficientes, ou sente que chegou ao ponto em que trazer novas pararia o fluxo que conseguiu, então não há problema em fechar o grupo. Se outras mulheres quiserem se juntar, incentive-as a começar outra, ajude-as se puder. Quando outras mulheres ouvem sobre seu grupo, muitas vezes as inspira a querer estar em um, e isso se espalha. Os números precisam levar em conta a necessidade de dar tempo a todas para falar. Se você tiver apenas algumas horas em uma noite, poderá dar a cerca de 10 mulheres 5 minutos cada para falar e ter uma hora para sua discussão geral. Mas 10 é bastante para esse tipo de conversa e eu sugeriria que algo entre 5 e 8 funcionaria muito bem. Pode ser possível começar em 3 e procurar outros para se juntar a você. Nem sempre é fácil encontrar mulheres, embora nossa experiência na FiLiA tenha sido de muito interesse, quase uma fome entre muitas mulheres de se unirem de maneira política. Se não estão todas no mesmo local, existem formas alternativas de trabalhar e, por exemplo, existem grupos que saem juntos durante um fim de semana, várias vezes ao ano e trabalham intensamente, e pode ser que você não tenha alternativa a não ser considerar grupos online. Estar juntas na vida real é, no entanto, muito mais preferível.

Diferentes tipos de grupos

Existem muitas outras formas de grupos — por exemplo, grupos de apoio que se reúnem para dar apoio mútuo a mulheres que passam por algumas das mesmas dificuldades, que grupos de sobreviventes têm feito com muito sucesso. Há também grupos que já existem, por exemplo, para fazer um projeto prático em conjunto, como formar um grupo de moradia ou criar uma publicação ou boletim informativo e usar o formato ACF às vezes pode ser útil para as ajudarem a criar um grupo mais próximo e eficaz. Há grupos que estiveram ativos por muitos anos com base em um foco específico, grupos de mulheres negras, asiáticas ou judias, por exemplo, ou grupos de lésbicas, ou mães, ou mulheres mais velhas — ou atividades baseadas em grupos de escritores ou grupos de mulheres que desejam saber mais sobre questões de saúde e nossos corpos.

Mas você pode usar o ACF para explorar todo tipo de coisa. Talvez comece escolhendo tópicos que você sabe que toda mulher tem experiência ou que são muito abertos, tipo ‘como as atitudes da sociedade em relação às mulheres prejudicaram ou limitaram você’ ou contradições como ‘as mulheres têm o direito de usar o que quiserem, mas eu não ‘não me sinto bem em ver mulheres vestidas como se estivessem em um filme pornô’. Usar o “eu” em vez de falar de forma mais abstrata pode ajudar. Passando para outros assuntos, como sexualidade, que podem ser mais difíceis de abordar quando vocês criaram alguma confiança e compreensão juntas.

E, um último pensamento. Começar pelo pessoal é político, entender, unir-se em um compromisso coletivo de agir — é assim que construímos um movimento.


Por Lynn Alderson, feminista radical de segunda onda e ativista de longa data, para o Blog da FiLIA.