Imagem por Erin Aniker/Metro.co.uk

Você já saiu com um homem que “não sabe cozinhar”?

Você conhece um cara que é péssimo na limpeza ou em qualquer outro tipo de tarefa doméstica?

Claro que você conhece.

Pode ser que não seja culpa deles; muitos homens são criados em famílias tradicionais, nas quais as mulheres fazem todas as tarefas domésticas, passando as calças do pequeno príncipe e servindo a ele pratos grandes e regulares que sua futura namorada tem que tentar reproduzir.

A incompetência masculina é muito mais tolerada do que a inaptidão feminina.

Nossa sociedade tem vários bufões adoráveis que brincam e são desculpados por agir como idiotas, porque são engraçados. Eles podem ser uma porcaria na maioria das coisas, mas enquanto suas brincadeiras fluírem, nós aceitamos.

Esses tipos são quase exclusivamente homens. Você não vê mulheres hilárias e idiotas sendo consideradas ícones de nossa cultura. Diane Abbott é considerada uma cretina, enquanto Boris Johnson é um brincalhão.

O que levanta a questão: a incompetência masculina consciente é uma forma de misoginia?

Se você insistir que não sabe cozinhar, então é provável que ninguém o fará cozinhar. Se você estraga roupas ao lavá-las ou o chão ao limpá-lo, você está forçando outra pessoa a assumir essas tarefas.

O equilíbrio do trabalho emocional é desequilibrado quando você tem que limpar a bagunça de outra pessoa o tempo todo (Imagem por Erin Aniker/Metro.co.uk)

Poucas pessoas têm paciência para assistir alguém fazer um trabalho ruim repetida e frequentemente, elas simplesmente assumirão a responsabilidade de fazer tarefas dos outros tão bem como as suas próprias.

O trabalho emocional é dobrado quando você tem um palhaço incompetente em suas mãos.

Recentemente, ouvi Semi Circles, uma comédia de rádio da BBC estrelada por Paula Wilcox, transmitida pela primeira vez em 1989.

É sobre uma dona de casa que recentemente acorda para o fato de que passou os últimos oito anos sendo uma escrava de seus filhos e seu marido, um homem bom-mas-emocionalmente-inábil.

Parte desse despertar é a percepção de que ela faz todo o trabalho doméstico porque o marido é péssimo nisso.

Deixado sozinho, ele faz comida não comestível. Ele permite que as crianças fiquem acordadas muito além da hora de dormir. Ele deixa a casa um lixo.

Ele nem mesmo tenta fazer um bom trabalho porque teme que, se se sair muito bem, sua esposa o obrigará a fazer mais.

Enquanto eu passava a refeição da noite organizando tudo para dois e me preocupando com o que meu companheiro comeria no café da manhã, percebi que nada mudou nos últimos 30 anos.

Embora eu tenha namorado alguns caras muito hábeis, que são muito melhores do que eu para cozinhar e passar, também tive relacionamentos com homens que nem mesmo sabem cozinhar mingau.

Isso é o resultado de ser uma criança destreinada por mães autoritárias? Ou é uma escolha consciente não aprimorar habilidades “inúteis” porque eles sabem que outra pessoa fará isso por eles?

Você não devia ter que maternar homens adultos (Imagem por Erin Aniker/Metro.co.uk)

Estou inclinada a pensar que é o último. Muitas pessoas são criadas em internatos ou por pais generosos e têm a coragem de aprender a cozinhar ou, pelo menos, pesquisar no Google como preparar uma refeição simples (mingau é literalmente aveia e leite ou água — quão difícil pode ser?).

Mas aqueles que optam por permanecerem ignorantes, e depois pedem a suas namoradas, esposas ou parceiras que façam trabalho domésticos por eles, tomam parte numa forma muito sutil de misoginia que sobrecarrega as mulheres com trabalho emocional.


Por: Miranda Larbi, para o Jornal Metro