mulheres transicionam
mulheres transicionam

Mulheres transicionam porque sentimos, vemos e experimentamos a nós mesmas como homens, como genderqueer, como transmasculinas, como não-binárias, como não-fêmeas de alguma forma. Mulheres transicionam, porque nos sentimos masculinas toda a nossa vida, porque quando éramos garotas, esperamos crescer em um corpo masculino, porque nós não poderíamos nos imaginar crescendo para ser uma mulher ou envelhecendo como uma. Mulheres transicionam porque nós nunca sentimos como se nos encaixássemos com outras meninas, porque nos sentíamos como alguma outra coisa, porque sempre nos dávamos bem com meninos e homens e sentíamos como se fossemos um deles. Mulheres transicionam porque conhecemos uma pessoa trans ou lemos sobre as experiências trans e tantas experiências de nossas vidas, de repente fazem sentido. Mulheres transicionam, porque falamos com as pessoas trans e encontramos nossas vidas refletidas em suas palavras, vamos para grupos de apoio trans e conhecemos outras pessoas que lutam com sentimentos e problemas que temos também. Mulheres transicionam, porque sendo vistas como femininas se sentem mal, porque ser chamada de “ela” machuca, porque se passando como masculino ou genderqueer e sendo chamada de “ele” parece o certo.

Mulheres transicionam porque sentem disforia, porque se sentir assim faz com que fiquemos desesperadas, ansiosas, deprimidas, suicidas, porque esses sentimentos soam como os sentimentos que outros tiveram antes da transição. Mulheres transicionam porque experienciamos disforia de gênero e corpo, porque não podemos ficar presentes ou conectadas com nossos corpos, porque tudo feminino sobre nós faz com que nos sintamos mal, porque sentimos um corpo masculino fantasma que parece mais real do que a nossa carne real, porque sentimos a presença de uma genitália masculina entre nossas pernas, porque nós sentimos que deveríamos ter crescido em um corpo masculino quando passamos pela puberdade.

Mulheres transicionam porque nós olhamos fotos de FTMs (Female to Male) já transicionados e lemos sobre as suas experiências e sentimos desejo de ter o que eles têm, sentimos inveja. Mulheres transicionam, porque saímos com homens trans que começaram a tomar testosterona recentemente e como assistimos seus corpos mudarem, sabemos bem no fundo que temos de transicionar também. Mulheres transicionam porque sentimos como se fosse algo que precisamos fazer, mesmo que isso nos assuste pra porra e faça com que desejemos encontrar uma outra maneira.

Mulheres transicionam, porque queremos os efeitos da testosterona, queremos uma voz mais profunda, queremos o cabelo facial e corporal, queremos mais músculos, queremos ombros mais largos e quadris estreitos, queremos que a nossa pele cresça mais grossa, queremos que o nosso cheiro mude, queremos que nossos clitóris cresça maior, queremos que nosso desejo sexual aumente, queremos que as nossas emoções se resolvam, queremos uma cara diferente para mostrar ao mundo. Mulheres transicionam e começam a cirurgia superior porque nunca queríamos seios, porque eles pareciam errados enquanto cresciam, porque não sentimos como se eles fossem uma parte de nós, não fazem parte do nosso mapa interno do corpo, porque eles ficam em meio de ser visto como masculino ou genderqueer, não uma mulher.

Mulheres transicionam e legalmente mudamos nossos nomes e mudamos o sexo nos nossos documentos legais.

Mulheres transicionam e tomam T por um ano, quatro anos, dez anos antes de tomar a decisão de parar ou começar a tomar T e nunca mais parar. Mulheres transicionam e vivem como homens, genderqueer, como algo diferente do que mulheres por anos, às vezes mais de uma década, algumas vezes, para o resto de nossas vidas. Mulheres transicionam e tomam testosterona por um ano ou alguns anos, param e ainda nos consideramos genderqueer ou ainda continuamos a viver como homens.

Mulheres transicionam e tomam T e sentem alívio da nossa disforia, se sentem “normal” pela primeira vez, menos ansiosas e deprimidas, adoramos assistir nossos corpos mudarem, sentirmos mais presentes em nossos corpos e no mundo, sentirmos que é mais fácil para as coisas funcionarem. Mulheres transicionam e ouvem de outras pessoas quanto mais felizes se parecem agora, quanto mais relaxadas e à vontade, como foram, obviamente, destinadas a serem do sexo masculino. Mulheres transicionam e sentem a nossa disforia piorar, mudar para outras partes do nosso corpo, achamos que quanto mais os nossos corpos mudam, mais mudança temos que fazer nele. Mulheres transicionam e sentem satisfação quando outras pessoas nos tratam como homem, mas sentimos desespero sobre como os nossos corpos ainda não estão certos, não são masculinos o suficiente. Mulheres transicionam e amamos todas as mudanças físicas, mas não gostamos de como estamos sendo vistas agora por outras pessoas, nos sentimos fora do lugar onde se vive como um homem, invisível, nos sentimos frustradas em ter que escolher entre ser vista como um homem ou uma mulher quando nos sentimos como nenhum ou ambos ou algum outro gênero que a maioria das pessoas nunca ouviu falar. Mulheres transicionam e são tratadas como token enfrentam dificuldades em encontrar empregos e respeito básico como um ser humano.

Mulheres transicionam e se passam como homens e nos encontramos sendo tratadas de uma maneira melhor, podemos nos mover através do mundo de uma maneira mais segura e mais respeitada e percebemos como alienadas e mal tratadas fomos antes, quando estávamos sendo vistas como mulheres. Mulheres transicionam e ouvem o que os homens dizem entre si, ouvimos falar sobre as mulheres como pedaços de carne ou discussões como se o estupro não fosse grande coisa. Mulheres transicionam e passamos a ser vistas como homens e descobrimos que quando andamos pelas ruas isoladas da cidade, qualquer mulher que cruzar conosco pode nos ver como uma ameaça em potencial, descobrimos que as mulheres tem mais medo de nós agora.

Mulheres transicionam, porque não parece haver nenhuma outra maneira de lidar com o nosso sofrimento. Mulheres transicionam, depois de pesquisar sobre por anos, depois de ler inúmeros livros e sites e conversar com muitas pessoas trans e experimentar formas alternativas para lidar com nossa disforia. Mulheres transicionam depois de pesar os prós e contras de mudar nossos corpos e examinar os riscos lendo sobre as pessoas que transicionam e depois param ou mudam suas mentes. Mulheres transicionam porque nós tentamos viver como homens por um ano, dois anos, três anos ou mais e nos sentimos mais confortáveis e decidimos mudar nossos corpos porque nos faria mais feliz ainda. Mulheres transicionam porque vamos a um terapeuta e ele diz que somos um exemplo clássico de um “verdadeiro transexual” e que estão ansiosos para aprovar nossos hormônios. Mulheres transicionam porque vamos a um terapeuta e dizemos a ele como nos sentimos e somos diagnosticadas com transtorno de identidade de gênero ou disforia de gênero e ele nos escrevem cartas para que possamos mudar nossos corpos.

Mulheres transicionam e sentem alívio, sentimos como se tivéssemos feito a escolha certa de tomar testosterona ou começar a cirurgia. Mulheres transicionam e dizem às outras pessoas o quão melhor nos sentimos e respondemos as perguntas das pessoas e tentamos educar as pessoas sobre questões trans e transição. Mulheres transicionam e incentivam outras pessoas disfóricas a transição também porque a transição facilitou tanto o nosso sofrimento. Mulheres transicionam e fazemos amizade com outras mulheres em transição, celebramos as suas primeiras doses de testosterona e ajudamos a tomar as suas doses enquanto elas ainda estão com fobia de agulhas.

Mulheres transicionam e ajudam a criar a cultura trans, escrevemos sobre nossas experiências de ser trans ou genderqueer, vamos para espaços exclusivos trans e nos sentimos em casa entre as pessoas como nós. Mulheres transicionam e tomam parte no ativismo trans e lutam pela libertação trans, defendem que a transição deve ser mais acessível, lutam por identidades trans e genderqueer serem levadas a sério.

Mulheres transicionam e tornam-se amigas íntimas de outras pessoas trans e genderqueer, criamos laços com base nas nossas experiências semelhantes, lutas, alegrias e frustrações, confiamos nelas mais do que nós jamais confiaríamos em alguém que não é trans, sentimos como se elas fossem as únicas pessoas que podem realmente falar sobre algumas coisas porque vivem isso também. Mulheres transicionam e enxergam pessoas trans e genderqueer como sendo “nosso povo”, como os que realmente nos entendem, como aqueles que se sentem semelhante a nós. Mulheres transicionam e se sentem muito diferentes das outras pessoas trans, mas encontramos outras pessoas que são mais como nós e achamos que é ótimo quão diversa é a comunidade trans e genderqueer.

Mulheres transicionam e pensam na nossa transexualidade como uma condição médica, não uma identidade, e não podemos compreender aqueles que se chamam genderqueer ou não-binário e ficamos chateadas com as pessoas que pensam que é possível ser trans sem experimentar disforia física. Mulheres transicionam e se queixam de todas as pessoas que estão fazendo a transição para as razões erradas. Mulheres transicionam e nos chamamos como um “homem com uma história de transexualismo”, nos vemos como homens em primeiro lugar. Mulheres transicionam e só querem ser vistas e tratadas como qualquer outro homem, vivendo uma vida secreta.

Mulheres transicionam e então param.

Mulheres transicionam e, em seguida, param e voltam a viver como mulheres. Mulheres transicionam e param e vivem como mulheres, pela primeira vez, porque nós transicionamos quando eramos tão jovens que nunca vivemos como uma mulher adulta antes. Mulheres param a transição depois de um breve período de tempo. Mulheres param a transição depois de muitos anos.

Mulheres transicionam e sentem como se tivéssemos arruinado ou mutilado nossos corpos. Mulheres param a transição e se sentem bem com a forma como os nossos corpos são agora. Mulheres param a transição e continuam sentindo disforia mas encontram outras maneiras de lidar com ela. Mulheres param a transição e se sentem mais presentes em nossos corpos do que jamais antes. Mulheres param a transição e alguns dias nos sentimos muito bem sobre nossos corpos modificados e alguns dias nos sentimos afligidas pelos corpos que perdemos.

Mulheres param a transição e tornam-se socialmente reconhecidas como mulheres. Mulheres param a transição e ainda passam algumas vezes ou frequentemente como se fossem homens.

Mulheres param a transição e descobrem que as pessoas ainda pensam de nós como uma espécie de pessoa trans porque ouvem as nossas histórias e acham que a transicionamos duas vezes e por isso estamos “extra-trans” ou olham nossos corpos modificados e como nos apresentamos e nos leem como “trans”. Mulheres param a transição e tornam-se frustradas com a forma como as outras pessoas não conseguem nos entendem fora de um quadro trans ou tokenizador, desta vez como uma pessoa destranscionada. Mulheres param a transição e tentam torná-la muito clara para outras pessoas que não são trans ou genderqueer ou não-binárias ou qualquer outra coisa do que uma mulher, não importa o que nós parecemos como ou quanto nós mudamos nossos corpos ou quanto tempo estávamos transicionando ou se nós ainda nos passamos por homens na sociedade agora.

Mulheres param a transição e resistem quando outras pessoas tentam usar nossas histórias para suas agendas políticas, estando de acordo com sua política ou não, nós nos recusamos a sermos reduzidas a argumentos ou estudos de casos quando estamos vivendo, e como mulheres respirando. Mulheres param a transição e ficam frustradas quando ativistas trans tentam descartar nossas histórias e perspectivas como irrelevantes para as discussões sobre a política trans e transição. Mulheres param a transição e desenvolvemos a nossa própria análise política e teorias, fazemos o nosso próprio ativismo.

Mulheres param a transição e ainda se relacionam com as pessoas trans, têm os mesmos sentimentos e experiências, vivem através das mesmas circunstâncias que aqueles que ainda estão em transição ou sabem o que é viver através delas. Mulheres param de transicionar e ainda veem partes de nós mesmas refletidas quando ouvimos ou lemos o que as pessoas trans e genderqueer dizem sobre suas vidas. Mulheres param a transição e ainda acham das pessoas trans e genderqueer como “o nosso povo” em algum sentido, porque nossas vidas são tão semelhantes, apesar de nós já não nos chamarmos de genderqueer ou trans. Mulheres param a transição e acham que a principal diferença entre nós e as pessoas trans é que nós interpretamos os mesmos sentimentos e experiências de maneira diferente e encontramos outras maneiras de lidar com disforia além de transição. Mulheres param a transição e acham que a única diferença entre nós e alguém que ainda está em transição é uma mudança de perspectiva, na forma como damos sentido de quem somos e o que estamos passando.

Mulheres param a transição e temos que questionar muito do que estamos habituados a acreditar, temos de rejeitar muito do que estávamos acostumadas a pensar que era verdade. Mulheres param a transição e passamos a ver a nossa transição como uma experiência prejudicial e traumática. Mulheres param a transição e vemos as nossas transições como o que precisávamos fazer para sobreviver porque não tínhamos melhores opções no momento. Mulheres param a transição e separam os sentimentos que usamos para nos identificarmos e vemos esses sentimentos como reações a trauma ou como as outras pessoas nos tratam ou provenientes de outras forças fora de nós. Mulheres param a transição e descobrem que nós aprendemos muito sobre nós mesmas e da sociedade em que vivemos passando por esta experiência.

Mulheres param a transição e vêm a duvidar dos benefícios de tomar hormônios e fazer uma cirurgia para aliviar a disforia e começam a trabalhar na criação de novas formas de tratamento e cura de tal sofrimento. Mulheres param a transição e ainda acreditam que a transição poderia ser útil para algumas pessoas, mas não para todas que estão considerando ou perseguindo a transição e tentam se disponibilizar para sensibilizar essas pessoas a tratamentos alternativos e formas diferentes de entender a disforia. Mulheres param a transição e veem a transição como prejudicial, mas ainda acreditam que os adultos devem ser capazes de tomar decisões sobre seus próprios corpos e tentar encontrar um equilíbrio entre respeitar a autonomia dos outros e falar sobre os danos que vemos. Mulheres param a transição e veem o que aconteceu conosco como abuso médico e psiquiátrico, veem a transição como a violência patriarcal contra as mulheres que têm de ser extinta.

Mulheres param a transição e tornam-se feministas radicais, descobrem que a experiência de transição tem levantado a nossa consciência sobre como as mulheres são oprimidas e exploradas nesta sociedade e como o conceito de gênero tem nos prejudicado. Mulheres param a transição e continuamos tendo vários amigos trans e genderqueer com quem nos preocupamos, que não temos certeza de como falar agora, porque o que nós pensamos poderia perturbar ou ofender-los.

Mulheres param a transição e continuam a apoiar a política trans, trabalhar duro para serem aliadas trans e queremos ter certeza de que nossas histórias não poderão ser usadas para restringir o acesso a transição. Mulheres param a transição e pensam em nós mesmas como casos excepcionais e acham que a transição ainda é útil para a maioria das pessoas que a buscam. Mulheres param a transição e achamos que nosso caso é excepcional, até que começamos a falar com outras mulheres que pararam a transição, até que comecemos a comparar e contrastar as nossas experiências e gradualmente enxergamos como isso é um problema social enraizada no patriarcado.

Mulheres param a transição e falam com outras mulheres que pararam de transicionar e notam padrões, enxergam a marca das mesmas forças sociais sobre as mentes e os corpos de muitas mulheres em particular, deformando-nos de formas únicas, mas previsíveis. Mulheres param a transição e fazem conexões entre a transição e outras formas socialmente promovidas de autodestruição do sexo feminino, outras práticas sociais utilizadas para controlar as mulheres “desviantes”.

Mulheres param a transição e falam umas com as outras sobre ideias, práticas e crenças estranhas que encontramos na comunidade trans e que nos ferem, sobre a misoginia e ódio as lésbicas encontrados naquela comunidade. Mulheres param a transição e discutem como a ideologia trans restringiu nossa visão e tornou mais difícil obter uma imagem clara de nossa situação, ficou no caminho de nossa cura, de aceitar os nossos corpos e nossa irmandade. Mulheres param a transição e, finalmente, dizem o que não poderia dizer quando ainda eram parte da comunidade trans, o que estávamos com medo de dizer por medo de sermos punidas ou condenadas ao ostracismo.

Mulheres param a transição e falam entre nós sobre o nosso trauma, sobre as dificuldades que enfrentamos para ser mulher em uma sociedade que odeia mulheres, sobre como isso influenciou nossa decisão de transição. Mulheres param a transição e ajudam umas as outras a voltar de dissociação, ajudam umas as outras se conectarem aos mesmos e corpos que anteriormente rejeitaram e negaram. Mulheres param a transição e se conectam umas as outras como mulheres que estão se curando, resistindo, fazendo sentido de nossas experiências e criando nossas vidas. Mulheres param a transição e compartilham o que aprendemos com outras mulheres, o que nos ajudou a tratar e curar disforia, trauma, de viver em uma cultura que odeia mulheres. Mulheres param a transição e encontram poder em serem mulheres, tanto sozinhas e com outras mulheres, com aquelas que também fizeram transição e com aquelas que não a fizeram. Mulheres param a transição e encontram o nosso poder, em nós mesmas e em nossos corpos.

Mulheres param a transição e descobrem que sempre estávamos completas e sempre seremos completas, entretanto nossos corpos são agora.

Isto é o que eu aprendi com a minha própria experiência de transição e, em seguida, parar e curar da dissociação que me separou do meu corpo feminino e ser. Isto é o que eu aprendi com a leitura, fala e conhecimento de outras mulheres que transicionaram e depois pararam. Haverá mais para aprender como outras mulheres que param de transicionar.


Tradução do original: crashchaoscats.